O que é: Six Sigma é uma abordagem disciplinada, orientada para projetos de curto prazo (4 a 6 meses), com base no pensamento estatístico e foco na redução da variabilidade inerente aos processos empresariais. A metodologia Six Sigma foi desenvolvida na Motorola na década de 1980 com o propósito de melhorar a qualidade de seus produtos e processos. Na década seguinte, diversas empresas implementaram a metodologia com êxito, incluindo General Eletric – GE, Allied Signal, Black & Decker, Bombardier, Dupont, Asea Brown Boveri, DuPont, Dow Chemical, Johnson & Johnson, Kodak, Sony, Toshiba, entre outras.
No que se refere ao conceito estatístico, o termo “Six Sigma” é utilizado para descrever a capacidade de um processo em gerar 3,4 defeitos por milhão de oportunidades (DPMO). São características de um projeto Six Sigma: (i) foco em resultados com impacto financeiro consistente, (ii) alinhamento com a estratégia empresarial; (iii) metodologia específica para a implementação do projeto (DMAIC/DMADV); e (iv) infraestrutura técnica evolvendo profissionais tecnicamente capacitados nas ferramentas, incluindo green belts, black belts, master black belts e Champions.
Como fazemos: Para produtos e processos existentes, os projetos são gerenciados com base na metodologia DMAIC (Definição, Medição, Análise, Melhoria e Controle). O modelo DMAIC foi desenvolvido inicialmente na Motorola como uma evolução do ciclo PDCA e com ele é possível assegurar que todas as fases necessárias para a execução eficaz de um projeto sejam determinadas e analisadas com o propósito de determinar se todos os critérios do projeto foram atendidos. Além do modelo DMAIC, também aplicamos outras abordagens para as iniciativas Lean Six Sigma, como por exemplo Desing for Lean Six Sigma (DFLSS) e Eventos Kaizen. Todos os projetos implementados pela AD HOC são gerenciados por black belts experientes que também oferecem suporte (coaching) para líderes de projetos e suas equipes.
Resultados esperados:
- Aumento da margem operacional;
- Redução de despesas operacionais;
- Retorno sobre Investimento;
- Redução de defeitos;
- Prevenção de falhas;
- Redução de custos da não qualidade;
- Redução de estoques;
- Redução de perdas com a fábrica escondida “hidden factory”;
- Aumento de produtividade;
- Redução de lead time;
- Aumento da satisfação do cliente.